+2 votos
perguntado por (25 pontos)

1 resposta

+3 votos
respondida por (359 pontos)

A Doença de Alzheimer é resultado do acúmulo de duas proteínas no cérebro: tau e beta-amilóides. O Dr. Gad Marshall é médico diretor de testes clínicos no Centro para Pesquisa de Alzheimer no Brigham and Women's Hospital, afiliada à Universidade de Harvard. Ele explica que as causas do Alzheimer ainda são incertas, mas que em 1% dos casos há três genes que determinam se alguém desenvolverá Alzheimer ou não, todos eles relacionados com a produção de beta-amilóides. Para os outros 99%, a produção de tau e beta-amilóides está associada à doença, porém muitos outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento dos sintomas como inflamação no cérebro, fatores de risco vasculares e estilo de vida.

Segundo o Dr. Marshall, cultivar hábitos saudáveis podem ajudar a evitar o Alzheimer.

Exercitar-se. Há evidências convincentes de que exercícios físicos previnem o desenvolvimento da doença ou retarda a progressão dela em quem já apresenta sintomas. A recomendação é de trinta minutos de exercícios aeróbicos moderados, de três a quatro vezes por semana.

Dieta mediterrânea. Adotar a "dieta mediterrânea", ainda que parcialmente, contribui para evitar ou retardar a progressão do Alzheimer, de acordo com estudos recentes. A dieta inclui vegetais frescos, frutas, grãos integrais, azeite de oliva, nozes, legumes, peixe, aves domesticadas (em moderação), ovos, laticínios, vinho tinto (em moderação), carne vermelha (esporadicamente).

Dormir bem. Cada vez mais estudos apresentam evidências de que a melhora no sono ajuda a prevenir a doença e está associada à remoção de beta-amilóides do cérebro. Busque entre sete a oito horas por noite.

Há também algumas evidências, embora não suficientes, de que atividades cognitivas estimulantes, maior contato social e consumo moderado de bebidas alcoólicas são benéficas na prevenção de Alzheimer.

As informações acima foram retiradas de um artigo publicado no site da faculdade de medicina de Harvard que pode ser encontrado em: https://www.health.harvard.edu/alzheimers-and-dementia/what-can-you-do-to-avoid-alzheimers-disease

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

...