+2 votos
perguntado por (10 pontos)
Obsolescência programada realmente existe ou é apenas uma perda de desempenho já esperada do objeto?

Entre em sua conta ou cadastre-se para responder.

1 resposta

+3 votos
respondida por (1.223 pontos)
Sim. Obsolescência programada é quando o fabricante limita a vida útil de um produto artificialmente. A durabilidade reduzida pressiona os consumidores a comprarem novos produtos. Essa é uma prática comum dos fabricantes de celulares Android.

Um levantamento do Android Police indica que a vida útil média do Android em celulares Nexus é de apenas 28 meses [1]. Neste caso, vida útil foi o tempo do lançamento até a data em que o celular podia receber a última versão do sistema. Em comparação, o iOS apresentou vida útil de 49 meses, 75% maior que a do Android. Note que o suporte técnico do Nexus é oferecido diretamente pela Google. Outros fabricantes de celulares Android podem oferecer vida útil ainda mais baixa.

Um celular que não recebe mais atualizações está condenado à obsolescência. O mencionado levantamento coletou dados desde 2007. Até o momento, nada indica que os fabricantes de celulares com Android tem interesse em aumentar a vida útil de seus produtos.

Fonte

[1] http://www.androidpolice.com/2017/11/02/android-versus-ios-software-updates-revisited-two-years-later/ e http://archive.is/Kozv1

Tem uma dúvida?


Faça uma pergunta

...